(Foto: Reprodução/Google) |
Mas primeiro vamos entender o conceito.
O que é uma bolha social?
(Foto: Reprodução/Google) |
Hoje em dia esse conceito está muito relacionado ao meio digital, com a catalogação de informações de assuntos de nosso interesse e que são reafirmados em redes sociais à todo momento por meio de algoritmos. O advento da Internet fez com que grandes empresas como Facebook mantém os usuários fidelizados mostrando sempre aquilo que for de seu agrado para que possa sempre ter um motivo para ficar atualizando de 10 em 10 minutos o seu feed de notícias. Isso cria uma bolha em que sempre vemos apenas uma parte da história, sempre um lado. Por exemplo: Você não concorda com o ''Escola Sem Partido'' e tem amigos que também concordam, por meio de um levantamento do que você visualiza e curte em suas redes o algoritmo seleciona sempre postagens que reafirmem suas convicções, excluindo completamente opiniões contrárias das suas.
Mas por que isso é algo ruim?
Em um ambiente que não há a apresentação do ''o outro lado da história'' estamos condenados a não ter uma base clara para podermos debater e formar uma opinião concreta sobre determinado tema, pois só vemos um lado, que é de nosso agrado, mas isso em grande parte é culpa das grandes corporações que são as ''detentoras desses algoritmos que CONTROLAM aquilo que recebemos e tomamos como verdade'', e isso levanta um questionamento bem importante: Estamos pensando com a nossa cabeça, ou apenas reproduzindo pensamentos já prontos?
(Foto: Reprodução / Google) |
Então é interessante sempre buscar uma fonte alternativa da qual estamos acostumados, para não ficarmos presos na nossa caverna mental (Olha aí Platão sendo atual mesmo após tanto tempo), procurarmos sempre pelo menos ouvir/ler o que o outro lado tem a falar para que se possa ter uma OPINIÃO PRÓPRIA mais clara e que foi moldada com bases mais sólidas para que assim sendo não nos tornemos apenas meros ''reprodutores de pensamentos prontos''.
Comentários
Postar um comentário