(Foto: SouMaisLagoa) |
Nas últimas semanas no Brasil, e no mundo, para onde se vai, se lê, se ouve, se assiste a sombra dele está lá, o coronavírus desembarcou no país no começo de março em São Paulo e desde então já chegou 176 casos confirmados (número em 15/03/20). O Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde, hospitais e professores de medicinas estão recomendando máximo cuidado e evitar aglomerações para evitar um possível surto coletivo o que causaria uma profunda pane no SUS. ''Ah, mas o SUS é ruim mesmo, tem que acabar''. Ok, então vamos ali nos Estados Unidos, talvez lá seja melhor né? Ah que pena, lá tem que pagar para FAZER O TESTE. Mesmo com toda a sua imensa força e estrago que vem causando o corona não consegue superar o grande vírus que há tanto tempo corre nossa civilização: o ''ignoranciavirus''. Talvez a desinformação seja uma consequência da ignorância, mas ser ignorante perante à FATOS, ESTUDOS, E NÚMEROS é uma escolha.
É absolutamente inacreditável ver as pessoas falando que é apenas uma fantasia criada por ''A'' para desestabilizar a economia mundial, ou que é apenas o ''B'' criou essa falácia para gerar audiência para a mídia, ah e a minha preferida: que foi criado isso para atrapalhar o calendário do futebol nacional. Pois é, olha o nível. Acredito piamente que falta de informação é algo comum, e que deve ser combatido com informação, mas no momento em que a pessoa recebe a informação e resolve ignorar a mesma e passa a disseminar seus pensamentos baseados em nada aí a conversa já é outra. Eu vi tantas pessoas essa semana falando em ''alarmismo'' e ''cortina de fumaça chinesa'' que fiquei bem assustado, mas ouvi silenciosamente cada pessoa e assentia um pouco atônito, mas em todas essas vezes tentei passar algumas informações relevantes como informações passadas pelo Ministério da Saúde, ou talvez algum dado enviado pela OMS. Mas em todas as vezes o interlocutor ignorava isso e continuava com seu argumento baseado em ''o passarinho me contou''.
São tempos tenebrosos no mundo, cada vez mais a ciência é desacreditada, e aqueles que lideram a nação que deveriam dar o exemplo muitas vezes ajudam nessa guerra santa contra o conhecimento, é lamentável. Mas realmente espero que essa pandemia passe de uma vez, que esse vírus resolva logo ir embora desse planeta e que nos deixe na nossa eterna luta contra o nosso companheiro de tanto tempo: o ignoranciavírus. Afinal, por que deveríamos acreditar naqueles que estudam, pesquisam, e buscam sempre fatos? Se eu acabei de receber no WhatsApp que é tudo uma conspiração, e que é verdade esse bilhete.
Comentários
Postar um comentário