Pular para o conteúdo principal

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução)
O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa.

O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente.
(Reprodução/Facebook)

A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos no Brasil fizeram história ao chegarem na primeira divisão do futebol nacional e jogar de igual pra igual com os maiores times do país. Quem pode esquecer aquela goleada histórica de 5 a 0 que aplicaram para cima do Internacional? Sou torcedor do Internacional. mas desde aquele jogo nutri uma admiração pelo verdão catarinense. Esse ano batendo o Santa Cruz chegou a final da Copa Sul Americana, momento que todo o estado comemorou, alegria para os habitantes da cidade, todos estavam orgulhosos da Chapecoense, mesmo antes da final eles já eram campeões. Um verdadeiro sonho, não?

Mas a vida não é muito justa, e por motivos que nunca entenderemos o sonho verde foi interrompido por uma fatalidade sem precedentes. A queda do avião, que levava a delegação para a Colômbia para enfrentar o Atlético Nacional, matou praticamente todos os jogadores do clube, deixando apenas 3 sobreviventes e fazendo uma cidade, um estado, e um país inteiro acordar em lágrimas, inclusive aquele que escreve essa matéria. Em um primeiro momento não acreditei, achei que era alguma brincadeira de péssimo gosto como muitas que correm pelas redes sociais, mas infelizmente era uma dura verdade. Acompanhei por toda manhã, e por volta das 10hrs soube que o goleiro Danilo havia falecido, mais tristeza para um cenário que parecia já bem ruim. O que mais comove é ver a felicidade em vídeos divulgados pouco antes do embarque, todos comemoravam, riam e brincavam mais felizes que nunca. O Brasil inteiro estava orgulhoso, ninguém esperava que um clube pequeno de Santa Catarina estaria na final da Sul Americana enfrentando o Atlético Nacional.

O mundo inteiro está de luto pelo que já é dito maior acidente aéreo da história do esporte, desde cedo jogadores e personalidades de todos os cantos do mundo tem enviado condolências e homenagens ao clube. A CBF informou que adiará a final da Copa do Brasil que iria ocorrer nessa Quarta (30) para semana que vem, assim como a última rodada do Campeonato Brasileiro que ocorrerá dia 07 de Dezembro. A Conmebol (entidade americana de Futebol) informou que a final da Copa Sul Americana também foi cancelada sem data para acontecer. O Atlético Nacional que iria enfrentar a Chapecoense já informou a entidade que desiste da final e quer que reconheçam a Chape como campeã, uma atitude gigante mas não acatada de imediato pelos ''chefões'' da Conmebol. Nesse dia de tanta tristeza só resta orar por todas as vidas perdidas, mas com a certeza de que esses guerreiros pariram apenas para uma próxima aventura, mostraram para o mundo o a união e futebol que será lembrado para sempre no coração de todos, mesmo com essa tragédia a Chapecoense não acabou, irá se reerguer e tenho certeza que honrará à memoria de todos os seus heróis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.