Pular para o conteúdo principal

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação)

É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why


Se você não ouviu falar de ''13 Reasons Why'' nas últimas semanas você tem que urgentemente voltar para o planeta Terra. Lançada no dia 31 de Março a série é baseada no livro ''Os 13 Porquês'' de Jay Asher e narra os motivos que levaram Hannah Baker a comer o suicídio. Lidando com temas fortes, e extremamente atuais na vida de muitos jovens, se tornou uma febre, de repente todos estavam falando e assistindo a nova sensação.

Quando eu assisti o primeiro episódio confesso que não estava lá muito empolgado, mas com 20 minutos já me identifiquei com os personagens e a trama que mostram a rotina de adolescentes comuns e como eles podem ser perversos. O que mais me chamou atenção no decorrer dos episódios foi a forma sem medo que foi mostrado cenas fortes, não teve aquilo de ''mostrar apenas um pouco'' ou ficar enrolando a história, NÃO! Foi tiro e queda em todos os episódios, e o choque maior foi perceber que todas aqueles atos horríveis eram a mais pura e simples realidade.

Eu simplesmente odeio séries teen, não gosto nenhum pouco de assistir séries sobre adolescentes bobos e fúteis, onde se tem pessoas lindas e perfeitas vivendo vidas lindas e perfeitas. Não sei você, mas não é a minha realidade ficar com os pés para cima o dia inteiro mexendo no meu celular de última geração em uma piscina, comendo nos MC Donald's da vida ou tirando fotos da balada do final de semana. E isso foi mostrado muito bem, os protagonistas tinham que lidar com diversos temas cotidianos como trabalho, família e DEVERES DA ESCOLA. Eu assisti já muitas séries que se passam em escolas, mas que só serve de cenário mesmo porque desenvolver uma trama que converse com o público que é bom... A dramatização da vida de Hannah Baker foi algo muito palpável, quase todos passamos por pelo menos uma das situações que ela viveu, cada fita conta com um ''Porquê'' ou seja uma das razões que levou ela a tirar sua própria vida. Clay, que ouve todas essas fitas e que era amigo de Hannah, foi na minha opinião o maior PORQUÊ, o impacto que a fita dele causou em na vida foi algo estrondoso.

Foto: Divulgação
SPOILERS A SEGUIR 

No episódio 11 finalmente chegamos a fita de Clay, onde podemos ver qual foi o erro dele, e descobri que houve foi nada mais e nada menos o que todos fazemos, não fomos atrás, não lutamos, desistimos quando uma pessoa próxima mais precisou. A cena que mostra a Hannah e Clay juntos caso tudo fosse diferente foi o ponto máximo da história que me fez chorar igual uma criança. E nossa perceber que eu poderia estar fazendo isso com algum dos meus amigos foi meio chocante, quantas pessoas será que eu já tinha deixado na mão? Será que algum dia eu poderia ter salvado alguém de um destino trágico? Ou poderia ter evitado que algum colega sofresse bullying? Perguntas assim me assolaram por dias depois de terminar a série, comecei a olhar para todos de uma forma diferente, comecei a ouvir mais, a procurar mais e tentar trazer pelo menos um sorriso para até pessoas que eu não conheço. Porque muitas vezes os menores gestos podem significar muito para alguém.

Ninguém precisa ser sozinho, e espero do fundo do meu coração que todos que assistiram pensem assim também, quem não se sentiu com vontade de pegar a Hannah no colo e evitar que tudo aquilo acontecesse com ela? Bom, existem muitas ''Hannahs'' por aí precisando de ajuda, podem estar na sua classe, na sua escola, ou até mesmo na sua casa (Quem disse que os adultos não precisam de conforto também?) O mundo precisa compreender a mensagem passada, e espalhar a maior força do mundo, que é capaz de causar guerras mas também é capaz de para-las e principalmente capaz de fazer o mundo de alguém ter cores novamente.

Se eu pudesse agradecer à todas as pessoas fantásticas que fizeram essa série... Mas acredito que a melhor forma de agradecer seja evitando que novas histórias como essa precisem ser contadas.

#NÃOSEJAUMPORQUE




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos