Pular para o conteúdo principal

Bolhas Sociais: Quando apenas a nossa verdade é absoluta

(Foto: Reprodução/Google)
Em tempos de redes sociais vemos diariamente posts reafirmando conceitos que temos como verdade absoluta, cada vez mais o debate sobre algum tema se tornou mais raro. Sabe aquele político que você detesta? É lógico que você não vai seguir páginas ou perfis que falem bem dele porque como ele tem uma visão contrária a sua não vale a pena ouvir o que ele tem pra falar, certo? ERRADO!

Mas primeiro vamos entender o conceito.

O que é uma bolha social? 

(Foto: Reprodução/Google)
Bolha social é o nome dado à opiniões e ideias que temos acerca de determinados assuntos e que são constantemente reafirmadas, tomando essas crenças como verdade absoluta e toda e qualquer fala que discorde da mesma sejam tomadas como ''erradas''. Sabe quando entramos em nosso Facebook e só vemos postagens sobre assuntos que gostamos e concordamos? Parabéns, você está em uma bolha! Isso pode parecer bom em um primeiro momento pois pode limitar as informações que você recebe, não lhe dando uma totalidade sobre algo.

Hoje em dia esse conceito está muito relacionado ao meio digital, com a catalogação de informações de assuntos de nosso interesse e que são reafirmados em redes sociais à todo momento por meio de algoritmos. O advento da Internet fez com que grandes empresas como Facebook mantém os usuários fidelizados mostrando sempre aquilo que for de seu agrado para que possa sempre ter um motivo para ficar atualizando de 10 em 10 minutos o seu feed de notícias. Isso cria uma bolha em que sempre vemos apenas uma parte da história, sempre um lado. Por exemplo: Você não concorda com o ''Escola Sem Partido'' e tem amigos que também concordam, por meio de um levantamento do que você visualiza e curte em suas redes o algoritmo seleciona sempre postagens que reafirmem suas convicções, excluindo completamente opiniões contrárias das suas.

Mas por que isso é algo ruim? 

Em um ambiente que não há a apresentação do ''o outro lado da história'' estamos condenados a não ter uma base clara para podermos debater e formar uma opinião concreta sobre determinado tema, pois só vemos um lado, que é de nosso agrado, mas isso em grande parte é culpa das grandes corporações que são as ''detentoras desses algoritmos que CONTROLAM aquilo que recebemos e tomamos como verdade'', e isso levanta um questionamento bem importante: Estamos pensando com a nossa cabeça, ou apenas reproduzindo pensamentos já prontos?

(Foto: Reprodução / Google)
Mas também a culpa não é só do Marck Zuckberg, ele é um empresário e pensa no lucro de seu produto. Também somos culpados pois é muito mais fácil ler apenas aquilo que gostamos do que ler algo que mostre que o mundo não é aquilo que pensávamos, isso gera uma frustração e quando estamos em uma rede social buscamos algo para nos aliviar do estresse do dia a dia, não algo que vá nos fazer ter que realizar algo que poucos fazem hoje em dia: PENSAR COM A PRÓPRIA CABEÇA.

Então é interessante sempre buscar uma fonte alternativa da qual estamos acostumados, para não ficarmos presos na nossa caverna mental (Olha aí Platão sendo atual mesmo após tanto tempo), procurarmos sempre pelo menos ouvir/ler o que o outro lado tem a falar para que se possa ter uma OPINIÃO PRÓPRIA mais clara e que foi moldada com bases mais sólidas para que assim sendo não nos tornemos apenas meros ''reprodutores de pensamentos prontos''.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos