Pular para o conteúdo principal

Quando um final não condiz com as expectativas dos fãs

(Divulgação / HBO)
Realmente não sei o que todos esperavam do final de ''Game Of Thrones'', talvez todos achassem que tudo iria acabar conforme suas teorias mirabolantes criadas a partir de suas mentes mais mirabolantes ainda. Só que GOT ficou conhecida por justamente sempre surpreender os fãs, e foi o que ocorreu.
ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR 

A RAINHA LOUCA

Eu pergunto à você: É sério que um dia achastes que Daenarys Targaryen iria acabar a série sentada no trono de ferro e com três dragões sobrevoando Porto Real?

Rainha Dragão (Foto: Divulgação / HBO)
Se a resposta for sim, você simplesmente só olhou a série porque não entendeu nada. Sempre fui completamente fã da rainha dragão e de sua jornada, esperava que ela se tornasse diferente de seu pai, o Rei Louco, mas sempre esteve lá as evidências da iminente ascensão da Rainha Louca. Crueldade não deixa de ser crueldade apenas porque é praticada contra pessoas que você considera ''do mal''.

E ''Game Of Thrones'' sempre foi isso, os personagens nunca foram completamente bons, ou completamente maus, sempre tiveram seus motivos e razões para justificar seus atos e é isso que caracteriza todos nós, seres humanos. Tudo que nós fazemos diariamente é fruto daquilo do que NÓS ACREDITAMOS ser o correto ou justo, mas o meu correto e justo pode não ser o mesmo ''correto e justo'' de outra pessoa. Mas o que isso tem a ver com a série? Bom, grande parte do que li na Internet dos fãs revoltosos foi com a suposta ''descaracterização da personagem''. O que não é completamente verdade. Eu concordo que a reviravolta no comportamento dela foi muito rápido, mas foi muito bem construído ao longo de toda a saga e não só da adaptação da HBO, nos livros ela já dava mais indícios. E por favor, o lema da Casa Targaryen é ''Fogo & Sangue", e um contexto da série realmente acredito que Dany tinha que tomar Porto Real a força mesmo, sem muita gentileza, a parte de matar inocentes até entendendo mas Robert Baratheon não tomou o trono de mãos limpas não. Infelizmente NESSE CASO DA SÉRIE os fins justificariam os meios.

O que realmente me deixou bem confuso foi Jon Snow. O QUE ELE SER UM TARGARYEN INFLUENCIOU NO FINAL? ABSOLUTAMENTE NADA! Notem que eu falei no FINAL, e não na história. Porque se isso tivesse chegado aos ouvidos Rei Robert lá no começo com certeza Jon estaria morto, então nesse ponto foi essencial Ned Stark ter guardado esse segredo. Se não tivéssemos essa revelação acredito que todos ficariam mais chocados com ele matando Dany, pois não teria aquilo ''Ah, ele matou a própria tia", ou ''Ele e a tia se pegavam''. Realmente não vi muito sentido nessa revelação, mas não vi nenhum sentido em ele ter um final ''feliz''. Acredito que os Imaculados deveriam ter matado ele na hora em que perceberam o que aconteceu, isso foi algo que me deixou confuso também.

Rainha do Norte e o Regicida (Divulgação/ HBO) 
Mas como diz o título desse artigo acredito que a maioria dos fãs se decepcionou não exatamente com o final da história, mas que não foi o final que eles CRIARAM e ESPERARAM. Quem é fã há tempos certamente já leu alguma teoria, eu mesmo acreditei, e até esperei, várias. Mas não é assim que as coisas funcionam, os criadores não ficam na Internet lendo o que alguns fãs criaram de teorias baseado em suas próprias expectativas e convicções. Foi como aqueles namoros em que criamos em nossas cabeças alguém perfeito, sem defeitos, e quando nos damos conta de que a pessoa não é assim perdemos o chão. Mas tá tudo bem não gostarmos, o que não vale a pena é começar a dizer que foi feito isso e aquilo, a quantidade de roteiristas que entendem de ''arco do personagem'' que achei no Twitter nas últimas semanas foi descomunal. Não é porque algo não sai como queremos que é errado, podemos não concordar com determinada coisa, mas julgar a qualidade da mesma baseada nos próprios conceitos é diferente de dar sua opinião. Mas acho que tudo isso faz parte, porque o sucesso que ''Game Of Thrones'' foi um absurdo, então é claro que teria pessoas descontentes, desde antes de começar a temporada já tinha falado que não importa como acabasse muitas pessoas iriam chiar.


Pessoalmente achei o final muito bom, mas esquecível. Eu ESPERAVA (olha aí, eu também esperava algo) que todo mundo morresse no final e o Rei da Noite tomasse conta de tudo, mas não foi como eu imaginei, e ainda sim gostei. Teve algumas coisas que não gostei, claro, mas achei muito positivo esse final, bem atípico mas que terminou de forma correta para toda história principal que era a disputa pelo trono de ferro. Possivelmente vou fazer um artigo ponto a ponto os principais personagens, nesse quis me basear mais no final de forma geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos