Pular para o conteúdo principal

A crise dos 19 anos?

(Reprodução: Google)
Muito se fala sobre as crises dos 50 anos, dos 40, e etc. Mas sério, também existe a ''crise dos 19''. Não, não é frescura. É uma época da vida em que ou tu é ''muito nova para isso'' ou ''muito velho, deveria estar fazendo isso''.
Meus amigos são divididos em 2 grupos no momento:

1 - Os que estão namorando

''Fulano, vamos fazer tal coisa?", "Bah, não posso eu e fulano vamos fazer tal coisa''.

Acredite não estou ressentido com as pessoas que estão em um relacionamento, mas essas pessoas se fecham em um casulo junto com o companheiro (a)  que é estranho para caramba! Não vou julgar porque passei anos horríveis preso em um relacionamento e acabei deixando de lado muitos dos meus amigos.

2 - Os que tem filhos

Eu não pensava que a atual geração fosse tão propensa a ter filhos tão cedo, segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada recentemente a maioria dos jovens entre 18 e 21 anos não tinham como principal objetivo começar uma família, e sim focar na carreira profissional ou na sua educação. Mas a quantidade de amigos e colegas que tenho que tem a mesma idade que eu e já estão formando famílias é deveras curiosa.


Mas o que isso tem a ver com os 19 anos? PRESSÃO! Nessa idade tu é muito pressionado para se encaixar em algum lugar e ''mostrar'' que tem uma vida com um rumo definido, AOS DEZENOVE ANOS. A pressão por estar trabalhando, estudando, namorando, malhando, militando, cozinhando, ter várias curtidas no Facebook, é algo descomunal. As pessoas esperam muito de ti, pois ''já tem idade para fazer isso e aquilo'', e porque ''o fulano com tua idade já é formado, pós-graduado, mestrado, namora, dirige carro, moto,avião, tem casa, e está viajando pela Europa''. E acreditem, muito que observo das pessoas ao meu redor com minha idade muitas estão perdidas tentando ''se achar'' no caos que é a vida. É uma idade difícil, a pressão imposta atrapalha muito e pode te deixar se sentindo ''menos'' do que alguém. Muitos acabam seguindo sonhos ''emprestados'', que são aqueles ideais que pegaram emprestados de outros e tomaram como seu, mesmo não querendo aquilo continuam perseguindo por aquilo dar a falsa impressão PARA OS OUTROS e principalmente para si mesmo de que aquele é seu rumo.

Os 19 anos é uma idade bem complicada, em que batalhamos contra todos os desejos das pessoas de nossa volta, e buscamos os nossos reais sonhos. Mas a realidade é que SE ESTÁ NO COMEÇO DA VIDA. Na teoria ainda se tem muito tempo para arrumar o cargo ideal no trabalho, terminar a faculdade, comprar uma casa, formar uma família e ainda se manter atualizado da política brasileira. Acredito que nossa sociedade crê que hoje tudo seja mais fácil do que na geração passada, a verdade é que hoje em dia as coisas são muito mais dinâmicas e complexas. Vejo vagas de emprego exigindo experiência de 5 anos em tal área para alunos de 22/20 anos, qual a lógica disso? Até porque todo mundo já sai do Ensino Médio empregado e engatado na faculdade, né? NÃO! Na faculdade vejo MUITOS que estão ali apenas porque os pais o obrigaram, e isso é triste de tantas formas. Mostra apenas que estamos sendo moldados para apenas ''sobreviver'' e não VIVER com toda a plenitude de nossas próprias ideias, sonhos e ideais.

Durante nossa existência nesse universo sempre sofreremos pressão de todos, mas quando se está no começo ela pode ser um fator determinando para o resto, pois é aqui que estamos construindo a trilha dessa jornada nada fácil que é A VIDA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos