Pular para o conteúdo principal

O vírus da ignorância

(Foto: SouMaisLagoa)
O coronavírus começou sorrateiramente em uma província chinesa, aos poucos começou a chamar a atenção da população e do governo chinês que rapidamente construiu hospitais, mas o vírus foi se espalhando mais e mais rápido. Alguns meses depois a OMS (Organização Mundial da Saúde) declara pandemia global do Covid-19. ''Ah, mas isso é alarmismo e invenção da grande mídia''. É sério que dizem coisas como essa? Infelizmente é sério que dizem coisas como essa.

Nas últimas semanas no Brasil, e no mundo, para onde se vai, se lê, se ouve, se assiste a sombra dele está lá, o coronavírus desembarcou no país no começo de março em São Paulo e desde então já chegou 176 casos confirmados (número em 15/03/20). O Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde, hospitais e professores de medicinas estão recomendando máximo cuidado e evitar aglomerações para evitar um possível surto coletivo o que causaria uma profunda pane no SUS. ''Ah, mas o SUS é ruim mesmo, tem que acabar''. Ok, então vamos ali nos Estados Unidos, talvez lá seja melhor né? Ah que pena, lá tem que pagar para FAZER O TESTE. Mesmo com toda a sua imensa força e estrago que vem causando o corona não consegue superar o grande vírus que há tanto tempo corre nossa civilização: o ''ignoranciavirus''. Talvez a desinformação seja uma consequência da ignorância, mas ser ignorante perante à FATOS, ESTUDOS, E NÚMEROS é uma escolha.

É absolutamente inacreditável ver as pessoas falando que é apenas uma fantasia criada por ''A'' para desestabilizar a economia mundial, ou que é apenas o ''B'' criou essa falácia para gerar audiência para a mídia, ah e a minha preferida: que foi criado isso para atrapalhar o calendário do futebol nacional. Pois é, olha o nível. Acredito piamente que falta de informação é algo comum, e que deve ser combatido com informação, mas no momento em que a pessoa recebe a informação e resolve ignorar a mesma e passa a disseminar seus pensamentos baseados em nada aí a conversa já é outra.  Eu vi tantas pessoas essa semana falando em ''alarmismo'' e ''cortina de fumaça chinesa'' que fiquei bem assustado, mas ouvi silenciosamente cada pessoa e assentia um pouco atônito, mas em todas essas vezes tentei passar algumas informações relevantes como informações passadas pelo Ministério da Saúde, ou talvez algum dado enviado pela OMS. Mas em todas as vezes o interlocutor ignorava isso e continuava com seu argumento baseado em ''o passarinho me contou''.

São tempos tenebrosos no mundo, cada vez mais a ciência é desacreditada, e aqueles que lideram a nação que deveriam dar o exemplo muitas vezes ajudam nessa guerra santa contra o conhecimento, é lamentável. Mas realmente espero que essa pandemia passe de uma vez, que esse vírus resolva logo ir embora desse planeta e que nos deixe na nossa eterna luta contra o nosso companheiro de tanto tempo: o ignoranciavírus. Afinal, por que deveríamos acreditar naqueles que estudam, pesquisam, e buscam sempre fatos? Se eu acabei de receber no WhatsApp que é tudo uma conspiração, e que é verdade esse bilhete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos