Pular para o conteúdo principal

Indignação de momento

Foto: Silvia Izquierdo/AP

Em que mundo alguém bota um casaco e vai ao supermercado com a esposa e não volta mais? Esse mundo. Mais uma vez estamos ouvindo, lendo e vendo um caso absurdo de ASSASSINATO de uma pessoa negra. E mais uma vez as redes sociais foram tomadas de discursos bonitos e frases fortes, mas posts e curtidas não ajudam a mudar a mentalidade de uma sociedade. 
Realmente eu não consigo expressar em palavras o quanto repúdio o que aconteceu, e mais que isso o quanto episódios como esses acontecem desde sempre, em diferentes lugares dos mundo. Na véspera do dia da consciência negra um homem negro de 40 foi até ao supermercado com sua esposa, acabou em uma discussão com 2 ''seguranças'' e nunca mais voltou para casa. Aí eu vejo as pessoas falando ''Ah, mas ele tinha uma ficha criminal''. Então isso justifica ele ser morto sem mais nem menos? 

Algo que também me deixou estarrecido foi a frase que ele disse ''Eu não consigo respirar'', as mesmas palavras ditas por George Floyd morto em Junho nos Estados Unidos asfixiado até a morte, o que esses dois casos tem em comum? Ambos eram homens negros, não é uma coincidência, se fosse um homem branco isso o tratamento não seria esse, o que aconteceu ali foi um assassinato a sangue frio. Pessoas pretas sabem desde pequenos que quando vão aos lugares recebem olhares diferentes, olhares desconfiados, e isso é algo que está enraizado na nossa cultura, uma cultura racista e com base em uma herança escravocrata, uma cultura que mata todos os dias, que segrega comunidades, e que precisamos combater ela.

Não basta apenas não ser racista hoje em dia, é necessário ser antirrascista, lutar e condenar qualquer atitude, fala, ou até mesmo piada. Pessoalmente eu condeno qualquer um que vejo brincando ou fazendo piadas debochando de negros e de sua cultura. E sinceramente eu não tenho a menor vontade de ter qualquer tipo de envolvimento com alguém que pregue esse tipo de pensamento, porque tenho pessoas na minha família que são negras, minha ascendência é negra, e então me sinto na obrigação como ser humano lutar contra o racismo. E espero sinceramente que diante de mais um episódio brutal como esse a indignação não fique resumida apenas a postagens e frases feitas, isso precisa se tornar algo combatido diariamente nas mínimas atitudes, mais uma vida que se vai e não pode virar mais um número na estatística, e a luta não acaba agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''13 Reasons Why'' e como afetou a minha percepção da realidade

(Foto: Divulgação) É fantástico como a Netflix consegue surpreender todos diversas vezes, eu nunca vi empresa que tenha séries tão fantásticas quanto ela. A empresa que fez Stranger Things e Orange Is The New Black proporcionou ao mundo uma nova sensação nas últimas semanas: 13 Reasons Why

O tempo passou, e continua passando

Fazia quase dois anos que não passava aqui! É com imensa alegria (nem tanta) que retorno a este espaço para compartilhar um pouco mais da minha nada emocionante vida. Os últimos dois anos foram uma montanha-russa de emoções, marcados por momentos de intensa loucura e profunda redescoberta, passei por 4 empregos e saí de um lugar que achava que eu ia me aposentar. E agora, ao sentar-me para escrever aqui depois de tanto tempo, acabo de concluir uma prova de Estética e História da Arte, na qual mergulhei de cabeça durante todo o final de semana.

Os guerreiros de Chapecó

Os Guerreiros (Foto/Reprodução) O futebol não é apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola, é um símbolo de esperança para diferentes pessoas, de diferentes culturas e classes sociais. Com uma ascensão majestosa a Associação Chapecoense de Futebol mostrou ao país a força de um clube ao derrotar inúmeros gigantes do futebol nacional e internacional. Chegando na final da Copa Sul Americana o clube vivia o auge de sua história, mas assim como o futebol a vida se mostra injusta e perversa. O avião que levava a delegação caiu na madrugada desta terça na Colômbia perto de Medellín, na Colômbia. Estavam no voo 81 pessoas, incluindo jogadores, diretores, tripulantes e repórteres. A fatalidade tirou a vida de 71 pessoas, 71 vidas, 71 sonhos finalizados injustamente. (Reprodução/Facebook) A Chape vivia seu melhor momento, o clube vindo de Chapecó, Santa Catarina. estava pela primeira vez levando um clube do estado para uma final de um campeonato internacional. Querido por todos